Estudante da EEEM São Miguel representa a 3ª CRE na Mostra Sesi com Ciência

 Protótipo de robô, criado pelo aluno, visa auxiliar nos cuidados de pessoas com dificuldades funcionais

 

Arthur Delavy e o professor
Darian Relindo Dullius


Arthur Delavy, aluno do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) São Miguel, de Cruzeiro do Sul, representará a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na Mostra Sesi com Ciência, que ocorre a partir de hoje (13), no Sesi Canoas. O estudante da região se apresentará amanhã (14) com o projeto científico “A Tecnologia no Auxílio dos Cuidados de Pessoas com Necessidade de Acompanhamento”.

A proposta, criada inicialmente para a Feira de Iniciação Científica da São Miguel (Fecism) de 2022, também foi apresentada na Mostra Científica das Escolas Estaduais – Etapa Regional, realizada pela 3ª CRE em agosto de 2023. Na ocasião, a Coordenadoria identificou que o projeto se enquadrava nas exigências da Mostra Sesi e, após uma reunião com representantes da escola e o aluno, realizou a inscrição da proposta, que posteriormente foi selecionada pelo Sesi.

A orientação do projeto é feita pelo professor do componente curricular de Matemática, Darian Relindo Dullius. Ele explica que a proposta consiste na criação de um robô para ajudar pessoas que precisam de acompanhamento e monitoramento constante devido a dificuldades funcionais, bem como aquelas que prestam este cuidado estas pessoas.

“A tecnologia pode ser uma grande aliada no avanço ao cuidado de pessoas com dificuldades funcionais, pois as máquinas não têm limitações de tempo, cansaço e outros. A partir disso, tivemos a ideia de idealizar um robô, mesmo que apenas em forma de protótipo neste primeiro momento”, pontua o estudante Arthur.

A aplicação da ideia começou com um desenho em papel, que serviu como um esboço. Em uma segunda etapa, ele e Arthur criaram o protótipo usando papietagem (colagens de jornais e papéis), o que os permitiu dar forma ao robô. Já no ano de 2023, o equipamento foi reproduzido em 3D com PLA, um material reciclável – formato que será apresentado na Mostra Sesi.

 “Espero muito conseguir impactar a todos que tiverem interesse no projeto, principalmente os avaliadores, além de divulgar o dispositivo a fim de tornar ele uma realidade. Também espero que tudo isso sirva de inspiração para outras pessoas”, ressalta Arthur. Ele está muito empolgado com o reconhecimento obtido. “Minha expectativa é bem alta, principalmente depois dos vários elogios que venho recebendo de diversas pessoas. Este momento está sendo incrível. ”

Para a escola, a oportunidade também tem sido empolgante e realizadora. “O trabalho desenvolvido pelo Arthur mostra o quanto o protagonismo, a autonomia e a proatividade são aspectos extremante importantes para um aluno de Ensino Médio. Ele nos comprova o poder do conhecimento, a relação entre escola e mundo do trabalho, a busca de parcerias, a dedicação e o comprometimento com o nosso legado mais importante: o saber”, ressalta a coordenadora pedagógica da EEEM São Miguel, professora Micheli Jacques.

O educandário comemora o convite e destaca a importância da participação na mostra. “Para nós, como escola, termos o Arthur e o professor Darian nos representando em uma feira de inovação e tecnologia é motivo de orgulho e nos faz ter a certeza de que a iniciação científica é uma realidade e um projeto pedagógico da EEEM São Miguel”, conclui a professora.


Assista ao vídeo para saber mais: 



 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional