Trajetória de Rodrigo Sabiah inspira estudantes da EEEF São João Bosco

 

Alunos do 6º, 8º e 9º Anos da escola participaram da conversa

Uma grande demonstração de como a educação é transformadora: este foi o propósito da roda de conversa liderada por Rodrigo Sabiah na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) São João Bosco, de Lajeado. O diálogo ocorreu justamente no Dia da Educação, 28 de abril, e inspirou os alunos do 6º, 8º e 9º Anos do educandário estadual a acreditarem em seus sonhos e seguirem estudando.

Egresso do sistema prisional, Rodrigo encontrou na literatura a fonte para mudar de vida e relatou com detalhes aos estudantes como esta virada de chave aconteceu. Aos 16 anos, ele cometeu o primeiro delito. Já na idade adulta foi preso pela primeira vez, por 20 dias.

Mais tarde, foi encarcerado pela segunda vez, e ficou cinco anos privado de liberdade. Foi neste período que ele recebeu apoio psicossocial da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e, por meio deste incentivo, desenvolveu o hábito da leitura e a escrita de poesias. As palavras eram a companhia preferida em dias de tristeza e solidão.

“Consegui ampliar meus conhecimentos através dos livros. Tracei novos objetivos, elaborei uma vida longe do crime. Minha mãe trazia novos títulos para mim toda semana e eu passei a fazer poemas e poesias do que estava acontecendo na minha vida”, lembrou.


Rodrigo Sabiah realiza trabalho social com egressos prisionais


Ao deixar a penitenciária em 2012, o então morador da Vila Alto Erechim, de Porto Alegre, seguiu lendo e escrevendo, e começou a trabalhar como reciclador junto do irmão. Tempo depois, a dupla criou a própria empresa de reciclagem e passou a contratar ex-detentos, com o objetivo de facilitar a ressocialização dos mesmos.

Há cerca de dez anos, Rodrigo também passou a contar sua história de vida por meio de palestras no Brasil e agora fora dele. No último mês de março, ele representou o Brasil no programa Global Freedom Fellowship, na África do Sul. A iniciativa contou com uma série de debates entre egressos do sistema prisional e hoje, assim como Rodrigo, coordenam trabalhos sociais, auxiliando outros ex-detentos.

Ele ainda lidera o projeto Reciclando Vidas, por meio do qual ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade através da doação de diferentes itens alimentícios e de higiene, além de ofertar capacitação a egressos do sistema prisional, a fim de que conquistem uma vaga de emprego.

“São sonhos que realizei ao longo destes últimos anos e por isso digo a vocês: não desistam dos seus sonhos, por mais difícil que seja”, falou Rodrigo aos estudantes.

Ao fim do relato, Rodrigo leu uma de suas poesias, incentivado pela aluna Quézia Blau Benovit, do 9º Ano. Ela também fez a leitura de um poema de sua autoria, publicado no livro Jovens Poetas de 2022.

“Você me inspira”, disse ela a Rodrigo. A aluna considerou “único” o momento de troca com o palestrante. Samuel Yohann, da iniciativa Co-essência, e o professor Gabriel Goldmeier foram responsáveis por intermediar a ação no educandário.

Quézia e Rodrigo leram poesias durante
a roda de conversa


 

O papel da escola

Para Rodrigo, a coincidência do evento com o Dia da Educação faz com que seja de extrema importância destacar o quanto a escola faz a diferença na vida dos alunos. Além da parte didática e pedagógica, ele acredita que os educandários devam criar laços afetivos com os estudantes.

“Muitas vezes, eles (alunos) escutam mais os professores do que a própria família, então acredito que seja necessária uma aproximação ainda maior da escola com os responsáveis, para identificar as demandas da criança e incentivá-la a fazer o seu melhor”, comenta.

 

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