Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor


Todos os estudantes do Curso Normal, modalidade de formação, do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), participaram, nas últimas semanas, de uma atividade conjunta com uma proposta desafiadora: refletir sobre a missão deles como futuros professores.

O conteúdo, inicialmente, foi abordado por meio do filme "Como estrelas na Terra". A obra cinematográfica trata sobre a relação professor-aluno, especialmente sobre a importância da atenção às individualidades de cada estudante e como a forma de expressão influencia nesta conexão entre as duas partes.

Após, os alunos tiveram a missão de transformar o conteúdo absorvido em arte. Eles foram levados ao pátio da escola, onde, divididos por turmas, usaram a criatividade e expressaram em faixas longas de tecido o que sentiam naquele momento.

Depois disso, decoraram, de modo individual, uma caixinha, para guardarem as boas memórias que estão construindo no IEEEM. A ação foi planejada por um conjunto de professores das áreas das Linguagens, Ciências Humanas e Didáticas.



“Percebemos a necessidade de despertar nos alunos a importância do professor na vida das pessoas, resgatar neles algumas coisas que poderão fazer a diferença lá no futuro, quando eles se tornarem professores de fato”, explica a docente Cristiane Feltraco Navarro.

“Colocamos os alunos como protagonistas nesta construção, para que reflitam também sobre como podemos fazer a diferença na vida das pessoas, ter empatia, repensar”, ressalta a diretora do IEEEM, Marisa Görgen.

Ellen Lenhardt e Gabriela da Costa Couto, ambas estudantes da turma 11C, do 1º Ano, afirmam que a atividade uniu as turmas e concretizou o que o filme propõe. “Cada um colocou um pouco de si nas faixas. Fomos espontâneos, fazendo alguns desenhos e frases. Aqui, independentemente de qualquer diferença, nos unimos, assim como no filme, para entender todas as partes”, comenta Ellen.

“Foi divertido, fora do cotidiano e pudemos descontrair”, acrescenta Gabriela. As três faixas pintadas e as caixinhas individuais foram expostas na Mostra Científica e Pedagógica do IEEEM. Agora, o grupo de professores e equipe diretiva pretendem realizar outras ações, para seguir fortalecendo a compreensão dos estudantes sobre o futuro como educadores.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional