Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor
O conteúdo, inicialmente, foi
abordado por meio do filme "Como estrelas na Terra". A obra
cinematográfica trata sobre a relação professor-aluno, especialmente sobre a
importância da atenção às individualidades de cada estudante e como a forma de
expressão influencia nesta conexão entre as duas partes.
Após, os alunos tiveram a
missão de transformar o conteúdo absorvido em arte. Eles foram levados ao pátio
da escola, onde, divididos por turmas, usaram a criatividade e expressaram em faixas
longas de tecido o que sentiam naquele momento.
Depois disso, decoraram, de
modo individual, uma caixinha, para guardarem as boas memórias que estão
construindo no IEEEM. A ação foi planejada por um conjunto de professores das áreas das Linguagens, Ciências Humanas e Didáticas.
“Percebemos a necessidade de despertar nos alunos a importância do professor na vida das pessoas, resgatar neles algumas coisas que poderão fazer a diferença lá no futuro, quando eles se tornarem professores de fato”, explica a docente Cristiane Feltraco Navarro.
“Colocamos os alunos como
protagonistas nesta construção, para que reflitam também sobre como podemos
fazer a diferença na vida das pessoas, ter empatia, repensar”, ressalta a
diretora do IEEEM, Marisa Görgen.
Ellen Lenhardt e Gabriela da
Costa Couto, ambas estudantes da turma 11C, do 1º Ano, afirmam que a atividade
uniu as turmas e concretizou o que o filme propõe. “Cada um colocou um pouco de
si nas faixas. Fomos espontâneos, fazendo alguns desenhos e frases. Aqui, independentemente
de qualquer diferença, nos unimos, assim como no filme, para entender todas as
partes”, comenta Ellen.
“Foi divertido, fora do
cotidiano e pudemos descontrair”, acrescenta Gabriela. As três faixas pintadas e
as caixinhas individuais foram expostas na Mostra Científica e Pedagógica do
IEEEM. Agora, o grupo de professores e equipe diretiva pretendem realizar
outras ações, para seguir fortalecendo a compreensão dos estudantes sobre o
futuro como educadores.


Comentários
Postar um comentário