Estudantes da 3ª CRE participam da Mostra Científica Estadual

 

Evento ocorre amanhã, dia 21, na Unisinos, em Porto Alegre e conta com representantes das 30 CRE’s do RS

 

Estudantes e professores das escolas EEEF de Brasília, de Bom Retiro do Sul; EEEF Moinhos, de Estrela; e EEEM Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia participam amanhã (21) da finalíssima da Mostra Científica das Escolas Estaduais.

O evento ocorre na Unisinos, em Porto Alegre, e reunirá representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado. Aqui, no Vale do Taquari, os educandários estão mobilizados, na torcida pelos três projetos representantes, selecionados na Mostra Científica Etapa Regional, realizada pela Coordenadoria em agosto, na EEEB Vidal de Negreiros, em Estrela/RS.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) de Brasília, de Bom Retiro do Sul, Luís Otávio de Souza e Cadu Vieira Gauer, recebem o apoio dos colegas e de toda a escola para a apresentação do projeto “Investigação animal: quem são nossos vizinhos amigos silvestres”, que irá representar a 3ª CRE no Nível I: Anos Iniciais.

Estudantes da EEEF de Brasília representam a 3ª CRE no 

Nível I: Ens. Fundamental Anos Iniciais


Taís Mallmann é a professora orientadora da dupla de estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental e relata que a preparação para a Etapa Estadual iniciou logo após a Etapa Regional. “São muitos preparativos para a Mostra Científica. Nossos alunos estão ansiosos e em contagem regressiva para poder compartilhar tudo que aprenderam e investigaram durante a realização do projeto”, destaca a docente.

Ela relata que foram feitas várias rodas de conversas e pesquisas para aprofundar o tema. O grupo ainda confeccionou bombas de sementes, a partir de uma técnica japonesa, para distribuir aos visitantes na Mostra. “Queremos que a ideia de preservação da natureza seja propagada”, afirma a professora.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) de Moinhos, de Estrela, os alunos do 9º Ano Ariely Rodrigues Miranda e Vitor Marques da Silva, sob a orientação do professor Róger Sullivan, terão algumas novidades para apresentar na Etapa Estadual da Mostra.

Isto porque, o projeto elaborado por eles, intitulado “As consequências da enchente no Loteamento Marmitt - Bairro Moinhos: perspectivas dos moradores” ganhou uma nova concepção a partir das enchentes que atingiram a escola no início de setembro e agora, neste fim de semana.

A equipe é a representante dos educandários da região no Nível II - Ens. Fundamental Anos Finais e irá levar à capital materiais produzidos pelos alunos no pós-trauma. Tais produções foram sugeridas pelos professores do grupo Pedagogia de Emergência, que ministraram oficinas na região durante o período pós enchente. “Também refizemos alguns materiais, perdidos na cheia de setembro. Outros serão levados como estão, com o objetivo de mostrar o nível da água que assolou a escola”, ressalta o professor Róger.


Os alunos da EEEF Moinhos abordam o tema “enchente” em seu projeto,
representante da 3ª CRE no Nível II – Ens. Fundamental Anos Finais


O grupo da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia, composto pelas alunas do 2º Ano do Ensino Médio, Raiane Müller e Manuela Henz, orientadas pela professora Tatiana Brum, focou na criação de uma marca para o projeto Panc’s: como elas podem salvar o planeta”, bem como na divulgação da proposta via mídias online.

Destaque no Nível III: Ensino Médio, o projeto agora conta com um logotipo e uma página no Instagram. Também foram confeccionados um uniforme e um copo. O utensílio recebeu um rótulo desenhado a mão pela aluna Manuela e posteriormente digitalizado. Ele será usado para a oferta de chás durante a Mostra Estadual.

Panc’s é o tema abordado pelas estudantes da EEEM Reynaldo Affonso Augustin


A turma ainda realizou oficinas no pátio da escola com turmas dos Anos Iniciais para identificação das Panc’s com o aplicativo Plantnet, aprimorou receitas que serão servidas na Mostra e produziu um vídeo de apresentação.

“O objetivo, através destas criações, foi de aproximarmos a ideia da comunidade e também para nos relacionarmos com outros grupos de pesquisas sobre Panc’s. Estamos muito entusiasmadas e esperançosas que possamos encantar e apresentar para novas pessoas o nosso trabalho”, destaca a estudante Raiane.

Ela ressalta: “Será um prazer representar a nossa escola, o município e também a 3ª CRE. Temos confiança de que teremos um bom resultado e assim despertar maior interesse nas pessoas pela educação.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional