Horta agrega sustentabilidade e cidadania à formação na EEEM Pedro Rosa
Alunos de todos os Anos participam de atividades no
ambiente de plantio
Plantar, nutrir e colher alimentos e chás tem feito parte do dia a dia dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Pedro Rosa, de Tabaí. Eles são responsáveis pela manutenção da horta da escola, dentro do Projeto Escola Sustentável. As atividades são coordenadas pelo biólogo Rogis Flores Ferreira, cedido pela Fundação Zoobotânica à escola, e por professores de diferentes componentes curriculares.
Conforme a diretora da escola, Maria de Fátima Pereira, o espaço de plantio é antigo na escola e foi criado para que os alunos pudessem absorver diferentes conteúdos, de maneira lúdica e prática, num ambiente agradável. Mas, ao passar do tempo, o local ganhou ainda mais relevância nas atividades escolares.
A docente Rosilene Pereira Nunes sempre utiliza o espaço em seus projetos. Atualmente, ela trabalha a “Horta Encantada”, com alunos do 4º Ano da escola. O nome do projeto, segundo ela, tem como inspiração a mágica que acontece na plantação. “É ali que ocorre o encantamento de plantarmos as sementes e mudas, que depois crescem e são nosso alimento.”
Para ela, é essencial aos estudantes aprenderem o passo a
passo do cultivo, não apenas para saberem como plantar, mas para compreenderem
e participarem ativamente de todo o processo alimentar. “É algo que reflete na
vida deles. Mostra que para tudo há um tempo. É preciso carinho e dedicação para
colher os frutos”, ressalta a professora.
Além disso, o trabalho visa estimular hábitos saudáveis e
sustentáveis nos estudantes, bem como a responsabilidade sobre o meio ambiente.
Amanda Souza dos Santos é uma das alunas participantes do projeto e está
adorando a possibilidade de mexer na terra e depois comer o que plantou.
“Semeamos alface, mas também aprendemos a fazer uma
hortinha, sobre alimentação saudável, saber de onde vem o alimento...foi uma
experiência incrível”, afirma a estudante.
Ao longo do ano, os estudantes seguirão com a prática,
respeitando as estações e suas necessidades. A intenção é que eles vivenciem
cada momento de evolução da horta e também possam desenvolver outras ações
relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente, como reciclagem, jardinagem,
compostagem e manutenção do pomar.
“Tudo isso envolve o local e a forma que vivemos. Se
queremos uma vida melhor, tanto individualmente, como coletivamente, precisamos
adotar ações diferentes agora e foi isso que fizemos aqui. Esperamos que lá no
futuro consigamos ver um resultado ainda maior deste projeto”, aponta a
diretora.
Alunos do 1º Ano também exploram a horta da escola |
Comentários
Postar um comentário