Projeto de professora da EEEM Estrela é aprovado no Prêmio Educador Transformador 2023

 

A proposta aborda as diferentes perspectivas sobre a morte com estudantes do 2º Ano do Ensino Médio

 


Cristiane Schneider é formada em
História, pela Univates


“Pés na Cova – um no cemitério e outro na diversidade cultural” é um dos 517 projetos pré-selecionados para o Prêmio Educador Transformador 2023. O trabalho é da professora Cristiane Schneider, que atua na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela, e concorreu com cerca de 4 mil inscritos de todo o país.

Como o próprio nome sugere, a proposta aborda as diferentes perspectivas sobre a morte. Atualmente, é aplicado aos alunos do 2º Ano do Ensino Médio da EEEM Estrela no componente curricular Projeto de Vida e os convida a pensar sobre este tema tão sensível.

“Falar sobre a morte é algo pesado, que normalmente as pessoas não estão preparadas. Porém, ela é como o nascimento: faz parte da vida, então precisamos refletir melhor sobre o assunto”, ressalta a docente. Ela trabalha o conteúdo por meio de documentários, rodas de conversa, visita ao cemitério e teatro.

Além da abordagem sobre a morte nas mais variadas culturas, a professora traz informações sobre o processo de decomposição dos corpos; os mitos relacionados ao tema; bem como as questões econômicas e sociais. Isto ocorre desde 2018, quando ela começou a lecionar na EEEM Estrela.



A visita ao cemitério faz
parte das atividades do projeto

Antes disso, Cristiane já havia desenvolvido proposta semelhante com alunos da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, de Lajeado. Durante a sua graduação em História, na Univates, em 2014, ela participou do PIBID Interdisciplinar, em que ela e alguns colegas criaram o projeto “Pés na cova – 1 no cemitério e outro na interdisciplinaridade. ”

“A ideia tinha ficado guardada e eu a redesenhei pensando nas necessidades dos meus alunos e com a realidade do momento”, explica a professora. Tudo inicia com a sensibilização dos estudantes por meio do poema “Hospedaria”, de Mário Quintana, que diz o seguinte:


Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia.”


Cristiane conta que, no início do ano letivo sempre há uma espécie de resistência. Há casos de alunos que foram designados a outras atividades, por opção própria de não estudarem sobre a morte. Porém, ao fim, ela sempre recebeu muitos retornos positivos. “Eu me surpreendo muito com as ideias e discussões que temos ao longo do ano. Eles compreendem a importância de falar sobre isso.”


Estudantes desenvolvem peças teatrais para finalizar
o ano letivo e abordar o tema de uma forma cômica


Turma do 3º Ano, atualmente, participou do
projeto em 2022, quando cursava o 2º Ano


 


Prêmio Educador Transformador 2023

Na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, serão divulgados os dez finalistas das sete categorias do prêmio. O projeto da professora Cristiane é um dos concorrentes na categoria Ensino Médio.

A iniciativa do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare visa reconhecer e promover práticas educacionais que mobilizam os alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida.

Os vencedores ganharão uma bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora. As instituições educacionais dos vencedores também serão premiadas com mais cinco bolsas integrais.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional