Professora recebe certificado por conclusão de curso de inglês nos Estados Unidos

 

Capacitação foi feita por meio de bolsa de estudos da Capes em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, do governo dos EUA

 

A professora Deisi Schäfer Prediger retornou a Imigrante, em fevereiro, com a bagagem pesada, cheia de conhecimento e experiências. Docente de Inglês, Espanhol e Português na Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, ela participou do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI).

A iniciativa tem como principal objetivo melhorar o ensino de língua inglesa em escolas públicas do Brasil e selecionou, em 2022, 367 professores para participar de um curso intensivo de inglês e metodologia de ensino no país norte-americano. Deisi estava entre os selecionados e pôde realizar um sonho.



 

Professora na rede estadual gaúcha desde 2012, ela planejava participar da capacitação há mais de cinco anos. Depois de uma gravidez e da pandemia, ela conseguiu fazer a inscrição. No dia 20 de julho de 2022 realizou a prova TOEFL e no mês de agosto foi comunicada da aprovação.

Deisi embarcou no dia 17 de janeiro de 2023 para Austin, no Texas, Estados Unidos, onde permaneceu por seis semanas como aluna da University of Texas. Antes do embarque, esteve 5 dias em São Paulo, numa preparação promovida pela Capes, com palestras e outras atividades.

 

Muito aprendizado ...

No curso, ela aprendeu sobre gramática, cultura, pronúncia, métodos de ensino, escrita, leitura e tecnologia. “Os professores do nosso curso eram muito bons, muito competentes. Aprendi a envolver os alunos de uma forma diferente. Já estou implantando uma metodologia de motivação. Ainda estamos no início, mas notei avanços”, pontua. O avanço tecnológico e a estrutura das escolas também chamaram a atenção da professora.


... e muitas experiências!

Além disso, a docente pôde vivenciar o dia a dia do povo americano e descobrir as peculiaridades do local. “Passei a gostar mais do Brasil. Os moradores mantinham um distanciamento, não tínhamos muito contato. Eles utilizam muito a tecnologia, em qualquer lugar e ocasião”, comenta Deisi.

 

Saiba mais sobre o PDPI

Conforme o site da Capes, a iniciativa oferece a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de inglês da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira. O Programa propicia ainda a contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. As inscrições para 2024 foram encerradas no dia 17 de março.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional