Escolas engajam-se no Dia da Paz e mobilizam estudantes


Diferentes ações foram realizadas ao longo do dia 20 de abril e geraram acolhimento e união

 

Estudantes das instituições de ensino da 3ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) vestiram roupas brancas, soltaram balões, escreveram e trocaram mensagens afetuosas para enfatizar que a escola é um lugar de paz; um lugar para aprender, criar boas memórias, abrir a imaginação e ser feliz.

Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monsenhor Seger, de Travesseiro, o silêncio da mata do entorno foi substituído por risos altos, falas bonitas e até gritos de autoafirmação. Os 54 alunos da instituição do turno da manhã, professores e funcionários fizeram um amigo-secreto diferente no pátio, trocando entre si frases motivacionais e bombons, e finalizando cada momento com um abraço.





Já na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ana Néri, de Marques de Souza, a ação do dia foi uma roda de conversa sobre a cultura de paz. Cauê Gross, 15 anos, Guilherme Beinstein, 16 anos, e Daniel Lenhart, 15 anos – todos do 1º Ano do Ensino Médio – participaram do momento. Eles sentiram-se mais seguros e pertencentes à escola depois do diálogo.

“Os professores falaram sobre as ações de segurança e vigilância que estão sendo feitas na escola; sobre a prevenção e também sobre o bullying. Foi muito importante, assim como as outras ações da semana, para levantar o astral da gente”, afirma Daniel.

Cauê, Daniel e Guilherme participam das ações do
"Dia da Paz" na EEEM Ana Néri, em Marques de Souza


Em Santa Clara do Sul, na EEEM Santa Clara, foi realizada a ação “Celebrando a Vida”. Com roupas brancas, os estudantes levantaram balões da mesma cor e os penduraram em frente à escola, para simbolizar a paz e união. O momento também marcou a comemoração dos 32 anos da instituição, celebrado no dia 19 de abril.



Em dezenas de outros educandários, o dia seguiu assim: repleto de harmonia. Para a Coordenadora da 3ª CRE, Cássia Benini, este engajamento foi muito importante. “A forte participação das escolas nesta ação de paz foi essencial para demonstrar a valorização pelo acolhimento, amorosidade entre as pessoas e para despertar a confiança e o real sentido da vida”, ressalta.

 

Algumas das ações realizadas em outras escolas 3ª CRE


EEEF Nardy de Farias Alvim, de Taquari

Foram realizadas rodas de conversa; troca de cartões de amigo secreto, pirulitos; cartazes e brincadeiras com balões.


EEEB Vidal de Negreiros, de Estrela

Foram realizados Círculos da Paz; rodas de conversa com cada turma; dinâmicas; confecção e troca de cartões. No pátio da escola, os alunos deram-se as mãos em círculo ao som da música Gratidão.





EEEM Estrela, de Estrela

A escola realizou Círculos da Paz, dinâmicas de acolhimento e encontro com psicólogos da Univates.

 


CE Jacob Arnt, de Bom Retiro do Sul

Os alunos confeccionaram cartazes para demonstrar bons sentimentos em relação à escola.


 

EEEM Paverama, de Paverama

Os estudantes entregaram mimos às professoras e colegas, como bombons e flores; trocaram cartões e fizeram desenhos relacionados à temática “paz”.



 

EEEM 25 de Maio, de Imigrante

A instituição realizou momentos de reflexão com os alunos por meio de rodas de conversa; dinâmicas e confecção de bandeiras tibetanas.




EEEF de Pinhal, de Bom Retiro do Sul

Círculo de Paz, circularidade da palavra, diálogo sobre “o que nos incomoda” e o papel de cada um e de todos para mudar as coisas.

 

EEEB Nicolau Mussnich, de Estrela

Atividade de acolhimento entre os alunos com a colaboração dos professores. Foram produzidos cartões com mensagens acolhedoras, havendo a troca destes entre eles, junto com pirulitos. Os professores realizaram, nesse momento, uma reflexão com os alunos sobre a importância de ter um espaço escolar seguro e não violento.


EEEM Capitão, de Capitão

Os estudantes compartilharam cartões e chocolates em forma de Amigo Secreto. Também foram realizadas rodas de conversa nas turmas, além de piquenique, para compartilhar bons momentos e trabalhos sobre respeito, gratidão no ambiente escolar.

 

EEEM Pedro Rosa, de Tabaí

Cada turma colocou palavras de motivação em balões de papel para dispor num painel. Também escreveram palavras em post-it para fixar na ' Árvore da Paz'. Ambas as ações foram apresentadas pelos alunos no pátio da escola.

 

EEEB José Plácido de Castro, de Relvado

Os estudantes escreveram frases motivacionais e as espalharam pela escola. Ainda foi realizada uma conversa com a psicóloga Fernanda Fredrich e a enfermeira Belquise Calvi, do Posto de Saúde da comunidade.

 



Lindos cartazes e pinturas elaborados pelos estudantes
do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado



EEEF Itaipava de Ramos, de Cruzeiro do Sul



EEEB Érico Veríssimo, de Lajeado







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional