EEEPE comemora 21 anos de história dedicada ao desenvolvimento regional

 Instituição estadual tem mais de 200 alunos em cinco cursos técnicos e V Itinerário

 



Há 21 anos, em 29 de abril de 2002, a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE) era criada pelo Estado. Instalada no Centro de Estrela, a instituição de ensino foi fundada com o intuito de disponibilizar aos estudantes da região qualificação de qualidade, para rápido ingresso no mercado de trabalho.

O educandário vem cumprindo seu papel ao longo destas duas décadas e já formou cerca de 600 alunos em diferentes capacitações profissionalizantes. Atualmente, a escola possui 206 alunos matriculados nos cursos técnicos de Secretariado, Confeitaria, Recursos Humanos, Edificações, Informática e Projeto-Piloto V Itinerário da Educação Profissional Técnica, da modalidade Ensino Médio Gaúcho.

Este último foi iniciado neste ano em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela. Ao todo, 23 estudantes dos 2º Anos da instituição parceira participam do V Itinerário vinculado ao Curso Técnico em Informática, Eixo Tecnológico Comunicação e Informação. Maria Helena Vinas, 16 anos, é uma das alunas do itinerário e tem apreciado a experiência na EEEPE.

“A escola tem uma estrutura muito boa, com ótimos professores nos ensinando”, afirma. A estudante busca a independência financeira através do curso. “Estou adquirindo muito conhecimento. A própria escola nos auxilia na busca de uma vaga de emprego e isso facilita muito.”

Maria Helena Vinas é aluna do V
Itinerário ministrado na EEEPE


Para os demais cursos, o acesso é feito por meio de editais públicos. Podem participar de forma concomitante ao Ensino Médio alunos do 2º e 3º Anos e também pessoas que já concluíram esta fase do ensino. Hoje, além de moradores de Estrela, a escola possui estudantes dos municípios de Colinas, Fazenda Vilanova, Lajeado, Imigrante, Cruzeiro do Sul, Teutônia, Arroio do Meio e Bom Retiro do Sul.

 

“Me sinto muito realizado aqui!”

O professor de Português Róger Sullivan Faleiro faz parte do corpo docente da instituição há um ano e meio. Já lecionou em praticamente todos os cursos da EEEPE e hoje atua especificamente no Secretariado. Para o docente, é gratificante trabalhar na escola. “Me sinto muito realizado aqui! Na metade do curso muitos alunos já conseguem um emprego e isso é muito satisfatório.” 

Apesar do Ensino A Distância (EAD) ter ganho muito espaço na educação, Róger acredita que as aulas presenciais da EEEPE seguem tendo o valor humano, do momento para esclarecimento de dúvidas de forma personalizada e as metodologias ativas, que tornam o aluno protagonista.

Róger Sullivan Faleiro é professor de
Português da instituição


 

“Para mim é uma segunda casa”

Cinara Valentina Machado Marques é agente educacional I. de Manutenção de Infraestrutura da EEEPE. Ela trabalha há oito anos na escola e gosta de vivenciar o dia a dia no educandário, assim como Fabiane Seidel dos Reis, que atua na mesma função há quatro anos. “Eu não vejo como um trabalho, para mim é uma segunda casa. O ambiente escolar é bom, é respeitoso. Professores, funcionários e alunos têm o mesmo parâmetro, tem liberdade para se expressar.”

 

 

Cinara e Fabiane são agentes educacionais
I de Manutenção de Infraestrutura da escola

Juntas pelo avanço diário

Cláudia Maria Barth Petter desempenha o papel de diretora da EEEPE desde agosto de 2017.Ela está na instituição desde 2009, quando assumiu a vice-direção e Coordenação Pedagógica da escola. Desde então, participou de várias conquistas da EEEPE, dentre elas o aumento de dois para cinco cursos, além da adesão ao V Itinerário do Ensino Médio Gaúcho.

Hoje, a docente possui um trabalho conjunto com Ariani Jussara Dalmoro, vice-diretora da escola. A meta delas é ampliar o número de cursos ofertados pela instituição e o período de atendimento. Atualmente, a EEEPE atende nos turnos da tarde e noite, de segunda à sexta-feira, e às terças e sextas-feiras também pela manhã.

Além disso, a busca continua sendo por auxiliar os estudantes a conseguirem espaço no mercado de trabalho, assim propiciando ganhos à comunidade como um todo. “As vagas existem e as pessoas precisam se qualificar e para isto estamos aqui, aprimorando a cada dia”, enfatiza Cláudia.

Hoje, além da equipe diretiva, formada por cinco pessoas, a instituição conta com 22 professores, um secretário e duas agentes educacionais I – Manutenção de Infraestrutura.

 








Ariani e Cláudia estão à frente do educandário,
atuando na vice-direção e direção 












Coordenadores dos cursos técnicos (e-d) Janrie Carlos Tiecher - Edificações; Karin Dickel - Recursos Humanos; Amanda Johann - Confeitaria ; diretora e vice-diretora; e Maria Lizete de Azevedo - Secretariado.








Homenagem à aniversariante

Neste dia 29 de abril, das 9h30 às 19h, o Memorial de Estrela realizará a abertura de uma mostra em homenagem a todos que fizeram parte da história da EEEPE.  O acervo irá resgatar a trajetória de ex-diretores, bem como do prédio onde funciona a instituição.

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade no IEEEM promove reflexão sobre a missão do professor

3ª CRE recebe inscrições de 12 projetos para a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional