3ª CRE inicia Projetos-Piloto do V Itinerário da Formação Técnica Profissional
A profissionalização de
estudantes do Ensino Médio, dentro do âmbito escolar estadual, deixou de ser um
sonho para tornar-se realidade em duas escolas da 3ª Coordenadoria Regional de
Educação (CRE).
Estudantes do 2º ano da Escola
Estadual de Ensino Médio Barão do Ibicuí, localizada no município de Taquari e
da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, de Estrela, participam do Projeto-Piloto
V Itinerário da Educação Profissional Técnica, da modalidade Ensino Médio
Gaúcho.
Dezesseis alunos matriculados
na EEEM Barão do Ibicuí estão frequentando o V Itinerário vinculado ao Curso
Técnico em Administração, Eixo Tecnológico Gestão e Negócios. O Itinerário tem
carga-horária de 10 períodos semanais ministrados por docentes do Instituto
Estadual de Educação Pereira Coruja (escola parceira).
Já 23 alunos matriculados na
EEEM Estrela, participam do V Itinerário vinculado ao Curso Técnico em
Informática, Eixo Tecnológico Comunicação e Informação. A carga-horária do
itinerário é de 16 períodos semanais, que serão ministrados por professores da Escola Estadual
de Educação Profissional Estrela (escola parceira).
O V Itinerário proporciona o
trabalho integrado entre a escola de origem (formação geral básica) e a escola
parceira (parte diversificada – V Itinerário). As aulas ocorrem em ambas as
instituições no seu turno e, em períodos específicos, no contraturno.
“A escolha dos itinerários formativos a serem
trilhados ficou a cargo dos próprios estudantes. O intuito é que eles sejam protagonistas,
do início ao fim do processo, que se dá com a entrada no mercado de trabalho”,
explica a Interlocutora da Educação Profissionalizante, Assessora Pedagógica Priscila
Daniele Daroit.
Gabriel Francisco Rissinger,
16 anos, é um dos alunos da EEEM Estrela que iniciou a formação em Informática
pela EEEP Estrela. Ele interessou-se na iniciativa desde o princípio e acredita
que será algo produtivo, para lhe garantir uma profissão. “Estou gostando e será uma alternativa para o
meu futuro”, resume.
Saiba
mais:
Em cada um dos cursos haverá
um professor-embaixador do V Itinerário, responsável por fazer o elo entre as
escolas, fortalecendo os vínculos, verificando estratégias e buscando soluções
em conjunto com os demais professores, equipes diretivas e a 3ª CRE.
“Nosso acompanhamento será
efetivo, com reuniões constantes”, afirma Priscila. A Coordenadoria está elaborando
um Termo de Cooperação entre as escolas parceiras e também desenvolve um plano
de avaliação em concordância entre as instituições. O objetivo é que os
estudantes deem continuidade aos cursos no próximo ano, finalizando a formação
com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Comentários
Postar um comentário